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Marca d’água

Marca D’água

A utilização de uma marca d’água é uma ótima escolha na arte gráfica. No entanto, para garantir que ela apareça conforme desejado, é crucial seguir esta regra: a área onde a marca d’água será aplicada deve ter, no mínimo, 10% de tinta nos canais (CMYK) e/ou uma diferença de cor de pelo menos 10% em relação ao fundo. Isso é essencial para assegurar que a marca d’água seja visível na impressão. No papel Kraft, é recomendado ter pelo menos 30% de tinta nos canais CMYK para garantir uma boa qualidade de impressão e visualização.

Marca d’água Simples:

Na configuração da Marca d’água simples, conforme ilustrado na imagem abaixo, a porcentagem utilizada nos canais de cor deve atender ao requisito mínimo de 10% quando combinados. Em outras palavras, essa distribuição pode ocorrer tanto na soma dos canais quanto em um único canal, variando de acordo com a composição utilizada. É fundamental observar que, independentemente do método empregado, a regra dos 10% de cor no espaço CMYK deve ser estritamente cumprida.

Marca d’água com Fundo:

Ao empregar uma Marca d’água com um fundo de cor próxima, é necessário aplicar a regra dos 10% de diferença de cor em cada um dos canais (CMYK), ou seja, não é mais admissível somar os canais para cumprir esse requisito.

Marca d’água com Fundo Preto:

Quando lidamos com artes gráficas que apresentam um fundo preto, é crucial adotar o seguinte critério: assegurar uma diferença de 10% em cada canal CMY e 15% no canal K. Ressalta-se que a modificação de 10% para 15% aplica-se exclusivamente ao canal K e somente se o composto do fundo atingir ou exceder 50%.

 

Obs: Para garantir a visibilidade apropriada em materiais com marca d’água na cor preta, é necessário que o fio de impressão tenha uma espessura de 0,3mm no produto final, tanto em elementos vetoriais quanto em imagens.

Deve-se deixar uma diferença entre as cores de informações e fundo de 15% na tonalidade, ao utilizar menos que isso, o cliente corre o risco de que o efeito não saia na impressão.

Sempre deixe um dos canais de cor CMYK com 15% de diferença na tonalidade da cor onde o efeito está sobreposto.