Quando falamos sobre impressão em policromia, é muito comum que o resultado final não seja idêntico ao que vemos na tela do computador. Isso acontece porque os monitores usam um sistema diferente das impressoras para compor as cores. A melhor forma de evitarmos variações muito grandes é conhecendo, de antemão, o resultado de cores mais comuns. Um caso muito recorrente é da impressão do preto que pode ser configurado de muitas formas, porém tem resultados muito diferentes no produto final, mesmo sendo quase idênticos no monitor.
Temos 3 principais tipos de diferentes de impressão do preto.
O preto normal será impresso sem nenhum problema, ele pode ser usado em qualquer parte da arte, mas é a melhor forma de impressão para textos. Por não usar mais nenhum outro canal de cor, não existe o risco de erro de registro (pequenos traços coloridos ao redor do texto). Grandes áreas da arte que usem preto normal podem resultar em uma impressão “lavada”.
O preto carregado deve ser evitado, pois ele utiliza todos os quatro canais de cor, o que pode ocasionar problemas na hora da impressão. Outras formas de impressões na cor preta que estejam usando os 4 canais de cor devem ser evitados. Ex.: C: 75 M:68 Y:68 K:90, C:82 M:71 Y:78 K:88 e etc. Nesse tipo de configuração de cor, a carga de tinta utilizada é muito grande, podendo ocasionar mancha ou decalques.
O preto fundo, como o próprio nome já diz, serve para ser usado como fundo, ou em grandes áreas de impressão. Se você precisa que o fundo da impressão do seu material seja toda na cor preta, então é recomendado que esse fundo seja na cor preto fundo. A impressão do Ciano funciona como uma base para o preto, resultando em uma melhor cobertura do papel, sem risco de manchas ou decalque.
Aproveite para conferir outras instruções abaixo:
– Utilizando as cores corretamente
– Conheça mais sobre o PDF/X-1A
Veja mais instruções clicando aqui.